(Facebook-conversations)
Clara
Cuéllar:
- Disciplina (s. f.)
1. Conjunto de leis ou ordens que regem certas colectividades.
2. Boa ordem e respeito.
3. Submissão, obediência.
4. Instrução e educação.
5. Ensino.
6. Acção dirigente de um mestre.
7. Estudo de um ramo do saber humano.
8. Autoridade.
9. Obediência à autoridade.
Quando a definição de uma palavra
inclui «instrução e educação», «ensino», «submissão, obediência», «autoridade»
e «obediência à autoridade»... há algo de vergonhosamente contraditório em nós.
Jonas Van Vossole:
É pura dialetica, é super natural estes opostos se reunirem num termo.
Conhecimento requer submissao a certas normas, conhecimento sempre involve
integracao parcial
Talvez aprendisagem inconsciente, tipo o que um bebe aprende da sua mae
antes de nascer, era o melhor exemplo que podia encontrar onde disciplina e
conhecimento nao co-funcionavam... mesmo assim de facto ele esta submisso e ser
disciplinado pelo seu meio ambiente. Quando se aprende uma coisa
coscientemente, seja voluntariamente ou involuntariamente, um pessoa é pelo
menos parcialmente submissa á informacao, o meio dela, as normas dela, etc...
Alias, a relaçao inversa tambem é verdade; submissao e disciplina requer
um minimo de conhecimento. Por isso que por exemplo é dificil disciplinar um
doente mental ou um louco... A conclusão afinal é que não dà para escapar a
nenhuma delas se uma pessoa requer a outra. Por isso mesmo que o anarchismo, sem
qualquer tipo de autoridade, nao é só utopico mas é literalmente louco. Isso
claro que nao é defesa minha de "autoridade em si", mas um apelo à
consciencia e acção emancipatora. Aí entra a escolha consciente e consistente
das normas e da autoridade ao qual nos submetemos em dadas circonstancias e que
conhecimento utilizamos para a questionar.
No comments:
Post a Comment