Tuesday, March 12, 2013

Sobre disciplina e conhecimento

(Facebook-conversations)

Clara Cuéllar:
  • Disciplina (s. f.)

    1. Conjunto de leis ou ordens que regem certas colectividades.
    2. Boa ordem e respeito.
    3. Submissão, obediência.
    4. Instrução e educação.
    5. Ensino.
    6. Acção dirigente de um mestre.
    7. Estudo de um ramo do saber humano.
    8. Autoridade.
    9. Obediência à autoridade.
Quando a definição de uma palavra inclui «instrução e educação», «ensino», «submissão, obediência», «autoridade» e «obediência à autoridade»... há algo de vergonhosamente contraditório em nós.
 Bovenkant formulier
Jonas Van Vossole:

É pura dialetica, é super natural estes opostos se reunirem num termo. Conhecimento requer submissao a certas normas, conhecimento sempre involve integracao parcial
Talvez aprendisagem inconsciente, tipo o que um bebe aprende da sua mae antes de nascer, era o melhor exemplo que podia encontrar onde disciplina e conhecimento nao co-funcionavam... mesmo assim de facto ele esta submisso e ser disciplinado pelo seu meio ambiente. Quando se aprende uma coisa coscientemente, seja voluntariamente ou involuntariamente, um pessoa é pelo menos parcialmente submissa á informacao, o meio dela, as normas dela, etc...
Alias, a relaçao inversa tambem é verdade; submissao e disciplina requer um minimo de conhecimento. Por isso que por exemplo é dificil disciplinar um doente mental ou um louco... A conclusão afinal é que não dà para escapar a nenhuma delas se uma pessoa requer a outra. Por isso mesmo que o anarchismo, sem qualquer tipo de autoridade, nao é só utopico mas é literalmente louco. Isso claro que nao é defesa minha de "autoridade em si", mas um apelo à consciencia e acção emancipatora. Aí entra a escolha consciente e consistente das normas e da autoridade ao qual nos submetemos em dadas circonstancias e que conhecimento utilizamos para a questionar.

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